Santa Matilde é um símbolo de união. Por isso escolhemos seu nome para o nosso Centro Hospitalar.
Centro Hospitalar Santa Matilde. Assim como Matilde uniu seus filhos nós iremos unir tratamento, ensino pesquisa em um só lugar.
No norte de Mato Grosso na cidade de Sinop.
Matilde de Ringelhein nasceu e viveu na atual Alemanha. era descendente de nobres saxões. Nasceu na região de Westfalia, por volta de 895. Foi educada por sua avó, que também se chamava Matilde e era abadessa de um mosteiro de monjas beneditinas em Herford.Por causa dessa educação, ela aprendeu a ler e a escrever. Além disso, estudou filosofia e teologia. Casou-se com apenas catorze anos, com um duque da Saxônia chamado Henrique.Este, em pouco tempo veio a se tornar rei Henrique I. O rei, por sua vez, fazia da Alemanha o país líder da Europa. Salvou seu país da invasão dos húngaros. Depois, regularizou a situação da Alemanha com a França e a Itália. Em seguida, passou a exercer domínio sobre os dinamarqueses e os eslavos. O reinado de Henrique I foi bastante forte. Matilde dedicou sua vida ao cuidado da saúde e a assistência aos pobres. Com a fundação de hospitais e mosteiros. Tiveram cinco filhos. Matilde também foi mãe para o seu povo. Cheia de compaixão e dentro das suas possibilidades ajudou e influenciou muitos a fazer o bem. A paz, porém, chegou ao fim quando o rei Henrique I faleceu. Antes de sua morte, o rei deixou indicado para sucedê-lo seu filho mais velho chamado Oton. Porém, um filho mais novo chamado Henrique quis o trono a despeito da vontade do pai. Então, exércitos aliados de cada um desses príncipes começaram a guerrear. Por fim Oton venceu e assumiu o trono. Os filhos, surpreendentemente, se voltaram contra a própria mãe. Alegaram que ela vivia esbanjando os bens do reino com os pobres e com a Igreja. Por isso, retiraram toda a sua fortuna e ordenaram que ela fosse exilada no Mosteiro de Engerm.
Com o tempo conseguiu unir novamente os filhos e o reinado. Matilde faleceu no ano 968. Foi sepultada ao lado do dos restos mortais de seu marido, no mosteiro de Quedlinburgo. Logo, passou a ser venerada pelo povo como Santa. Sua fama se propagou rapidamente pelo mundo católico do Ocidente chegando até ao Oriente. Hoje, ela é bastante celebrada na Alemanha e também na Itália e em Mônaco. Sua festa é celebrada no dia 14 de março. É desta Santa Matilde que des¬cenderam os reis de Portugal e, por conseguinte, a Família Imperial do Brasil.