Santa Matilde é um símbolo de união. Por isso, escolhemos seu nome para o nosso Centro Hospitalar: Centro Hospitalar Santa Matilde. Assim como Matilde uniu seus filhos, nós iremos unir tratamento, ensino e pesquisa em um só lugar, no norte de Mato Grosso, na cidade de Sinop.
Matilde de Ringelhein nasceu e viveu na atual Alemanha. era descendente de nobres saxões. Nasceu na região de Westfalia, por volta de 895. Foi educada por sua avó, que também se chamava Matilde e era abadessa de um mosteiro de monjas beneditinas em Herford. Por causa dessa educação, ela aprendeu a ler e a escrever. Além disso, estudou filosofia e teologia. Casou-se com apenas catorze anos, com um duque da Saxônia chamado Henrique. Este, em pouco tempo veio a se tornar rei Henrique I. O rei, por sua vez, fazia da Alemanha o país líder da Europa. Salvou seu país da invasão dos húngaros. Depois, regularizou a situação da Alemanha com a França e a Itália. Em seguida, passou a exercer domínio sobre os dinamarqueses e os eslavos. O reinado de Henrique I foi bastante forte. Matilde dedicou sua vida ao cuidado da saúde e a assistência aos pobres, com a fundação de hospitais e mosteiros. Tiveram cinco filhos. Matilde também foi mãe para o seu povo. Cheia de compaixão e dentro das suas possibilidades, ajudou e influenciou muitos a fazer o bem. A paz, porém, chegou ao fim quando o rei Henrique I faleceu. Antes de sua morte, o rei deixou indicado para sucedê-lo seu filho mais velho, chamado Oton. Porém, um filho mais novo chamado Henrique quis o trono, a despeito da vontade do pai. Então, exércitos aliados de cada um desses príncipes começaram a guerrear. Por fim Oton venceu e assumiu o trono. Os filhos, surpreendentemente, se voltaram contra a própria mãe. Alegaram que ela vivia esbanjando os bens do reino com os pobres e com a Igreja. Por isso, retiraram toda a sua fortuna e ordenaram que ela fosse exilada no Mosteiro de Engerm.
Com o tempo, Matilde conseguiu unir novamente os filhos e o reinado. Matilde faleceu no ano 968. Foi sepultada ao lado dos restos mortais de seu marido, no mosteiro de Quedlinburgo. Logo, passou a ser venerada pelo povo como Santa. Sua fama se propagou rapidamente pelo mundo católico do Ocidente chegando até ao Oriente. Hoje, ela é bastante celebrada na Alemanha e também na Itália e em Mônaco. Sua festa é celebrada no dia 14 de março. É desta Santa Matilde que descenderam os reis de Portugal e, por conseguinte, a Família Imperial do Brasil.
De segunda a sexta-feira:
7h30 às 11h30;
13h30 às 17h30
Aos sábados:
7h30 às 11h30
Av. das Itaúbas, 3202
St. Comercial, Sinop
MT, 78550-196, Brasil
(66) 99691-7555